Como o plano de saúde pode reduzir os custos da sua empresa

plano de saúde pode reduzir os custos

plano de saúde pode reduzir os custos
O plano de saúde é uma das melhores opções para o seu negócio. Este é um benefício muito desejado pelos funcionários que, normalmente, ficam mais motivados com a sua existência. Além disso, o negócio também assume uma posição mais responsável e social quando conta com essa possibilidade.
Mais do que esses pontos, o plano de saúde pode reduzir os custos da sua empresa. Mesmo sendo um investimento, se ele for selecionado de maneira adequada, pode influenciar diretamente em quanto o negócio desembolsa no final do mês.
A seguir, veja como isso é possível e entenda mais sobre o assunto!

A redução do absenteísmo mostra como o plano de saúde pode reduzir os custos da sua empresa

O uso do plano de saúde aumenta os cuidados dos seus colaboradores com o bem-estar, inclusive os preventivos. Isso melhora o sistema imunológico e aumenta, no geral, a proteção dos sistemas contra doenças crônicas.
Como consequência, seus funcionários ficam doentes com menos frequência, de modo que faltam menos.
Para o empreendimento, há também uma redução nos custos porque é preciso lidar menos vezes com os dias sem a equipe completa ou, pior, em que é necessário ter substitutos, pagar horas extras e assim por diante.

A redução do pagamento de licenças e indenizações também acontece

Além do absenteísmo pontual, a falta de cuidado com a saúde pode levar ao desenvolvimento de doenças causadas pelo trabalho. As doenças ocupacionais e as doenças do trabalho aparecem nas mais diferentes formas e gravidades, sendo de responsabilidade do empregador.
plano de saúde pode reduzir os custos
Com isso, o negócio precisa pagar parte dos afastamentos por saúde e, se for o caso, indenizações, porque esses quadros são considerados análogos ao acidente de trabalho. Ajudando a evitar essas ocorrências o plano de saúde pode reduzir os custos da sua empresa.

O aumento da produtividade é outro fator para reduzir as despesas

Outra questão a ser considerada é o aumento da produtividade. Se os colaboradores faltam ou se afastam menos vezes, as equipes conseguem agir de maneira muito mais atuante e eficiente.
Mais do que isso, quem tem a saúde melhor é mais produtivo. De forma geral, um empregado saudável é de 15 a 25% mais produtivo do que aquele que não tem esse cuidado.
Esse ponto significa que o empregado vai conseguir produzir mais em menos tempo, o que colabora para que haja um ganho de lucratividade e uma diminuição dos custos gerais.

O pagamento de impostos também é diminuído

Além de tudo, o plano de saúde pode reduzir os custos da sua empresa com tributos. O valor gasto com plano de saúde dos funcionários é uma despesa dedutível do imposto e da contribuição sobre a renda, quando a opção de tributação da empresa for o Lucro Real.
Na prática, o investimento em plano de saúde para os funcionários diminui o lucro tributável, quando ela se encaixa no regime de tributação mencionado acima, diminuindo a base de cálculo dos tributos
O plano de saúde pode reduzir os custos da sua empresa tanto ao diminuir o absenteísmo e as licenças, como também ao aumentar a produtividade. De quebra, ainda pode ser deduzido da base de cálculo dos tributos sobre a renda, gerando ainda mais economia.
O que você pensa sobre oferecer este benefício? Conte nos comentários!