Existe uma especialidade médica para cuidar dos adolescentes?

cuidar dos adolescentes

cuidar dos adolescentes
Durante a infância, os pais sabem que é muito importante levar os filhos para consultas regulares com o pediatra, que irá verificar o desenvolvimento das crianças e direcioná-las para possíveis tratamentos em casos de problemas de saúde. Esse acompanhamento começa nos primeiros dias de vida dos filhos e segue durante toda a infância. Mas, ao chegar na juventude, é comum surgirem dúvidas sobre como cuidar dos adolescentes.
Nessa fase, é comum mudar o acompanhamento dos jovens para um clínico geral. Mas, será que existe uma especialidade médica para cuidar dos adolescentes, assim como os pediatras cuidam das crianças?
Você também tem essa dúvida? Bom, adiantamos que durante a adolescência as especialidades médicas acabam atuando de forma multidisciplinar, o que garante um cuidado integral para o jovem. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto. Não perca!

Quem é o médico responsável por cuidar dos adolescentes?

Como mencionado acima, os adolescentes acabam tendo acesso a um atendimento multidisciplinar ao chegar nesta fase da vida. Depois de ficar anos passando no pediatra, o jovem, a partir dos 11 ou 12 anos de idade, começa a ser atendimento pelo clínico geral, que também atende os adultos.
O suporte médico nesta etapa é muito importante, pois o jovem passa por  mudanças físicas e emocionais que precisam ser acompanhadas de perto. Além de cuidar dos adolescentes em questões de saúde, o clínico geral pode ajudá-los a compreender melhor as alterações presentes na transição da infância para a vida adulta. Durante a consulta para cuidar dos adolescentes, o médico faz o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico do jovem, avaliando o peso e a estatura.
Também será esse profissional que indicará o acompanhamento com outras especialidades médicas, se necessário, como abordaremos a seguir.
cuidar dos adolescentes

Saiba quais são as especialistas que podem ajudar a cuidar dos adolescentes de forma integral

Vimos que o adolescente passa por muitas mudanças por conta da puberdade  — fase em que ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e a aceleração do crescimento, levando ao início das funções reprodutivas. Esse período exige um suporte médico adequado, garantindo que o jovem tenha um desenvolvimento saudável.
Por isso, o clínico geral geralmente indica que o adolescente procure um especialista para verificar as alterações hormonais comuns nesta fase. As meninas são encaminhadas para o ginecologista e os meninos geralmente passam no urologista.
As alterações hormonais também podem trazer mudanças na pele, como a acne, por isso é comum a consulta com o dermatologista. Outras especialidades também podem cuidar dos adolescentes conforme a necessidade, como ortopedista, nutricionista e psicólogo.
Ao ter um suporte médico multidisciplinar, o jovem terá a chance de cuidar do corpo e da mente, além de ter acesso a questões que nem sempre os pais conseguem conversar com clareza em casa, como:

  • Sexualidade;
  • Gravidez;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Uso de drogas e álcool;
  • Vida saudável;
  • Autoestima;
  • Ansiedade e depressão.

Hoje, vimos que existem várias especialidades médicas que podem cuidar dos adolescentes, garantindo que eles tenham um acompanhamento seguro para potencializar a sua saúde e bem-estar nesta fase especial da vida. Geralmente, esse suporte especializado é oferecido pelos melhores planos de saúde familiares, por isso, é importante verificar essa questão antes de contratar uma operadora para atender a sua família.
Se você gostou da dica e quer continuar por dentro de assuntos relacionados à saúde dos filhos, veja também em nosso blog o post que apresenta 3 formas de incentivar a prática de atividades físicas na infância.