Radiação: Perigos do excesso de exames por imagem

Não há dúvidas de que tomografias computadorizadas e exames de raio-X são grandes aliados no diagnóstico por imagens. Mas o que muitos desconhecem é que essas ferramentas devem ser usadas com parcimônia, evitando a exposição desnecessária ou excessiva à radiação, o que pode causar problemas futuros.

Os perigos do excesso de exames por imagem, especialmente para as crianças, é o tema do artigo desta semana. Boa leitura! 

Primeiramente…

Não há restrições para o uso de raios-X em crianças, desde que o benefício clínico seja maior que os potenciais riscos da exposição à radiação. Além disso, existem maneiras de reduzir os riscos de radiação, tais como: a regulação de dosagem da radiação nas máquinas, procedimentos de redução da exposição do paciente para que ele receba apenas a quantidade de radiação necessária para o diagnóstico, além de protetores de chumbo para partes do corpo que não serão avaliadas.

O que são raios-X?

Os raios-X são feixes invisíveis de radiação ionizante que passam através do corpo, são modificados por diferentes tecidos para criar imagens. Isso resulta em uma imagem que mostra ossos, pulmões e outros órgãos. Dependendo da região a ser radiografada, protetores de chumbo podem ser usados para diminuir a exposição à radiação por áreas que não serão radiografadas.

Riscos da radiação em excesso

A exposição excessiva pode provocar efeitos já a curto prazo, a exemplo de náuseas, vômitos, diarreias, infecções e hemorragias. A longo prazo, há riscos de modificação das células, o que pode causar câncer. 

Qual a quantidade de radiação que pode ser usada nos exames?

Diariamente, somos expostos a pequenas quantidades de radiação. Seja ela do solo, das rochas, do ar, da água ou do sol. É o que chamamos de radiação natural ou de fundo. As doses utilizadas em radiografias e tomografias computadorizadas têm sido comparadas a essa radiação, conforme os exemplos abaixo:

• Uma radiação e fundo equivale a um dia inteiro de radiação natural.
• Um exame de raio-X frontal simples equivale a um dia inteiro de radiação natural.
• Uma tomografia de crânio corresponde a mais de oito meses de radiação natural.
• Uma tomografia de abdômen, a mais de 20 meses de exposição ao sol.

Compartilhe esta reportagem nas suas redes sociais.

Cuidar de você. Esse é o plano.