(45) 3220-7007

0800 041 4554

Canais de atendimento

Search
Bem estar no trabalhoPlanos de saúde

Qual o melhor plano de saúde para grandes empresas?

plano de saúde para grandes empresas
Uma das incumbências das corporações é oferecer aos seus colaboradores bons benefícios, que garantam a segurança e a saúde da equipe dentro e fora do ambiente de trabalho. Diante dessa responsabilidade, o plano de saúde para grandes empresas precisa estar preparado para atender de maneira efetiva todo o quadro de funcionários.
Mas, durante a busca por um plano empresarial, é comum os gestores ficarem com dúvidas sobre qual é a melhor opção para o seu time, já que existem inúmeras operadoras atuando no mercado.
Se você é gestor ou está participando da pesquisa por um bom plano de saúde para grandes empresas, não deixe de conferir a seguir algumas dicas que te ajudarão a avaliar os principais aspectos de um plano coletivo de qualidade. Confira!

Conheça a importância de contratar um bom plano de saúde para a sua companhia

Depois do salário, o plano de saúde é o benefício que mais atrai os colaboradores. A garantia de um atendimento médico de qualidade para a família é um ponto muito importante para os trabalhadores. A consequência desse benefício é o aumento da produtividade e a melhora do desempenho dos funcionários nas tarefas empresariais.
Sendo assim, contratar um bom plano de saúde para grandes empresas ajuda a atrair bons funcionários, retê-los e manter todos sempre motivados, pois a equipe valoriza as vantagens e os benefícios que a companhia proporciona.
Outro fator bastante relevante ligado ao plano de saúde para grandes empresas é a redução do índice de ausência devido a problemas de saúde ou acidentes de trabalho. Sempre que precisar, o funcionário terá a sua disposição um atendimento médico de qualidade e, o empregador, a garantia de que seu time estará completo em menor tempo.

Saúde de qualidade para todos os funcionários

A realidade de acesso à saúde muda totalmente quando a empresa opta por subsidiar o plano de saúde dos seus empregados. Essa decisão permite que os funcionários tenham acesso a uma rede de saúde de alto nível, independentemente do salário ou cargo que eles ocupam na companhia. Nesses casos, exames, consultas e até cirurgias dos colaboradores são realizadas nos melhores hospitais, clínicas e laboratórios da localidade .

Plano de saúde para grandes empresas deve considerar o perfil dos usuários

Uma dica importante para encontrar o melhor plano de saúde empresarial é verificar se o plano possui o perfil dos seus colaboradores. Nessa análise, é necessário traçar um perfil socioeconômico dos funcionários, identificando, por exemplo, a faixa etária, a região de moradia e a renda média mensal.
Uma pesquisa rápida realizada até mesmo pela própria área de Recursos Humanos da companhia pode levantar esses dados. Assim, é possível saber qual o melhor plano de saúde para atender o perfil dos seus colaboradores.
Mas, caso a empresa possua um quadro de funcionários heterogêneo, o ideal é que a companhia converse com o plano para oferecer diferentes tipos de cobertura.

Opte por um plano que ofereça suporte especializado para corporações

Um bom plano de saúde para grandes empresas precisa oferecer uma rede credenciada de qualidade e estar sempre disponível para atender os funcionários, desde a marcação de consultas até a realização de cirurgias. Mas, além disso, o plano também deve manter um relacionamento próximo da companhia contratante.
Há planos renomados que oferecem aos seus clientes jurídicos um acompanhamento periódico com analistas da própria rede. Por isso, antes de contratar, é interessante avaliar se o plano de saúde tem um setor especializado e com atendimento presencial para as empresas, possibilitando o esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de informações de maneira prática, segura e efetiva.
Agora que você já conhece as principais características presentes no melhor plano de saúde para grandes empresas, acesse o nosso blog e confira mais dicas sobre saúde no trabalho!

Read More
ucascavel fevereiro 17, 2017 0
Bem estar no trabalhoPlanos de saúde

Plano de saúde empresarial: Existe subsídio para o funcionário?

plano de saúde empresarial
O plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos empregados na hora da busca por uma colocação. Há quem prefira o plano de saúde a PLR (Participação pelos lucros e rendimentos), que, em geral, as empresas concedem como benefício e pagam no final do ano.
A preferência ao plano de saúde é (74,6%) e ao PLR é de 57,2%, de acordo com a da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho. O plano de saúde empresarial, além de representar um atrativo para os funcionários, pode também representar grandes ganhos para as empresas. Entenda como isso funciona.

Plano de saúde empresarial: Quem paga?

As empresas com alto número de funcionários conseguem até pagar integralmente o valor do plano de saúde empresarial de todos os colaboradores, no entanto, há aquelas que não conseguem subsidiar esse benefício integralmente. Nesses casos, a empresa pode oferecer um percentual de subsídio, dentro do seu orçamento.
As condições para a cobertura de dependentes, se serão cônjuges e filhos e até que idade também devem ser especificadas pela empresa, de acordo com o que determina a Agência Nacional de Saúde (ANS).
O restante do valor, cabe ao empregado. Assim, são feitos descontos em folha referente ao plano de saúde. Esse percentual, no entanto, não pode ultrapassar 30% do salário líquido.

Quais os benefícios para as empresas?

Além de diminuir taxas de afastamentos por doença, ao oferecer plano de saúde empresarial, as empresas saem ganhando no desconto ao imposto de renda. Todo tipo de benefício é revertido, então assim como o vale-refeição, o plano de saúde vai acabar dando diversos retornos positivos para a empresa no âmbito fiscal, desde que ela esteja no regime tributário Lucro Real.
A prevenção e cuidado com a saúde do trabalhador e de sua família acaba sendo benéfico pois, garante que ele trabalhe melhor e renda mais.

Como os funcionários são beneficiados

Ter um plano de saúde é o objetivo de muita gente. Quando feito particular, principalmente para toda a família, a conta pode custar mais do que o plano de saúde empresarial, que mesmo no modelo de coparticipação, acaba saindo muito mais em conta para o empregado.
Além de poder incluir dependentes por um custo relativamente baixo, os exames, consultas e demais procedimentos acabam saindo muito mais em conta que se pagos particular.
Se sentir seguro com sua saúde e de sua família é uma das condições que os trabalhadores buscam em suas colocações. Empresas que oferecem o plano de saúde empresarial se tornam então um local cobiçado.

Como o empregador pode solicitar um plano de saúde empresarial

Qualquer empresa pode solicitar o plano de saúde empresarial. Basta ter um CNPJ ativo e incluir duas pessoas ou mais. Isso vale também para o Micro Empreendedor Individual.  
Certificar-se que a operadora oferece um serviço de Relacionamento Corporativo é garantia que qualquer questão pode ser tratada por uma equipe de analistas especializados e treinados para solucionar todo tipo de problema. Se tem dúvidas se a operadora oferece esse tipo de suporte, não feche negócio.
Antes de contratar o plano de saúde empresarial, visite as operadoras de planos de sua cidade e escolha aquela melhor vai atender sua empresa e também seus funcionários.

Read More
ucascavel fevereiro 15, 2017 0
Planos de saúde

Quais os 5 principais problemas no plano de saúde empresarial?


Os problemas de saúde no país estão presentes na vida dos brasileiros há muitos anos. Porém, era bastante comum que boa parte das reclamações fossem direcionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a expansão dos planos de saúde também aumentou consideravelmente as queixas dos usuários com os convênios particulares.
Até mesmo os pacientes que estão enquadrados na modalidade coletiva sofrem com problemas no plano de saúde empresarial. Para você ficar livre dessas dores de cabeça, listamos no artigo a seguir os quatros principais problemas que atingem os usuários de planos empresariais. Confira!

1. Rede de atendimento insuficiente.

É importante que os planos de saúde saibam quantos médicos precisam ter de cada especialidade, bem como quantos laboratórios, clínicas e demais credenciados precisam para atender a totalidade de seus beneficiários. Se essa quantidade de atendentes for menor que que a demanda, a rede será insuficiente e o beneficiário não será bem atendido. Esse é um problema frequente em operadoras de menor porte ou sem presença regional consolidada.

2. Descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios da rede

Quem possui um plano de saúde empresarial sabe que o descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios é um problema bastante comum e que impacta diretamente na vida do usuário. Imagine o transtorno que é saber que o hospital de sua preferência ou aquele próximo da sua residência não é mais coberto pelo convênio.
Mas, as operadoras não podem deixar que os usuários sejam pegos de surpresa no momento de marcação da consulta ou do exame. Os pacientes e a ANS (Agência Nacional de Saúde) devem ser avisados sobre o descredenciamento com pelo menos 30 dias de antecedência. Além disso, o hospital descredenciado deve ser substituído por um equivalente.
No caso de médicos, pode acontecer que com o tempo alguns mais antigos optem em abrir mão de atender os beneficiários dos planos de saúde para focar em atendimentos particulares. É importante que as operadoras prontamente disponibilizem vagas a  outros profissionais médicos da mesma especialidade.

3. Aumento de preço

Um dos problemas no plano de saúde empresarial é o aumento do preço pago pelos funcionários. Muitos trabalhadores têm o valor descontado diretamente na folha de pagamento e só percebem o impacto do reajuste quando ele já foi aplicado.
A taxa de aumento dos planos empresariais não é definida pela ANS. O papel da agência nessa modalidade é o de acompanhar os aumentos e não estipular uma porcentagem. Os valores são reajustados por meio da negociação entre a operadora do plano de saúde e a empresa contratante, ou no caso de pequenas empresas, abaixo de trinta beneficiários, é determinado pela utilização do agrupamento de todas as empresas desse porte.
Mesmo com o poder de negociação das empresas, é comum os planos coletivos sofrerem reajustes anuais que comprometem o orçamento dos trabalhadores.
Solicite informações sobre o histórico de reajustes aplicados pela operadora para entender melhor o comportamento dela em relação aos clientes.

4. Demora na marcação de consultas é um dos problemas no plano de saúde empresarial

Outra reclamação de quem tem plano de saúde empresarial é a demora na marcação de consultas. A falta de agenda disponível ocorre porque alguns profissionais médicos são mais procurados.
Para diminuir esse problema que atinge diretamente os usuários de planos de saúde empresarial, a ANS determinou prazos máximos para a marcação de consultas, exames e demais procedimentos. Confira abaixo:

  • Consultas básicas (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia): 7 dias úteis;
  • Consultas nas demais especialidades: 14 dias úteis;
  • Exames laboratoriais: 3 dias úteis;
  • Internação: 21 dias úteis;
  • Urgências e emergências: atendimento imediato

Caso não consiga marcar sua consulta com um profissional específico, entre em contato com a Central de agendamento de sua operadora, que deverá disponibilizar atendimento com outro especialista.

5. Carência: tempo que devo ficar no plano para ter direito a atendimento

Por fim, mais um dos problemas no plano de saúde empresarial é a falta de conhecimento do sistema de carência. Para evitar surpresas desagradáveis, é importante saber que a lei estabelece prazos máximos para atendimento aos pacientes. São eles:

  • Atendimento de urgência e emergência: 24 horas
  • Internações: 180 dias
  • Doenças preexistentes: 24 meses

Se você gostou do post sobre os principais problemas no plano de saúde empresarial e quer continuar acompanhando informações sobre planos e dicas de saúde, não deixe de conferir as próximas postagens do nosso blog!

Read More
ucascavel fevereiro 13, 2017 0
Bem estar no trabalhoPlanos de saúde

Plano de saúde empresarial: 5 razões para sua empresa ter

plano de saúde empresarial
Um plano de saúde empresarial consiste em oferecer aos seus funcionários e dependentes um atendimento de saúde de qualidade. Em geral, o funcionário paga apenas um valor simbólico por consultas que realiza e tem muito mais tranquilidade caso passe por alguma emergência ou necessidade de saúde.
Para a empresa, essa contratação também é vantajosa e pode fazer a diferença até mesmo nas vendas e na produtividade do negócio. Por isso, veja a seguir cinco razões para que a empresa tenha esse tipo de plano de saúde.

1. A motivação dos colaboradores aumenta com um plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial é um benefício que não é obrigatório por lei. Com isso, quando a empresa o oferece, o colaborador sabe que a empresa está oferecendo algo extra para ele.
Com o plano de saúde empresarial, os funcionários irão economizar pois não precisarão pagar o plano individual. Como consequência, eles ficam mais motivados.

2. As faltas dos funcionários diminuem

Um dos pontos mais importantes a respeito da contratação deste plano de saúde é a diminuição do absenteísmo.
Com o acesso à saúde, o trabalhador poderá pensar na prevenção e, ao necessitar de um tratamento específico, terá um atendimento mais rápido. Assim, há menos chances de ficarem doentes e, portanto, de faltarem ao trabalho.
Em longo prazo, isso diminui consideravelmente os riscos associados às doenças laborais, o que impede a incapacitação ou os afastamentos do trabalho por períodos mais longos. Assim, a empresa terá um custo final ainda menor.

3. A empresa pode ter acesso a serviços diferenciados

Dependendo da operadora escolhida é possível ter acesso a serviços diferenciados que vão maximizar os benefícios do plano de saúde na empresa. A Unimed Cascavel, por exemplo, designa analistas que realizam acompanhamento das empresas de maneira presencial.
Essa é uma forma de dar suporte aos clientes e entregar ainda mais valor para esse produto, garantindo a otimização do ambiente de trabalho e de suas condições.

4. A produtividade fica mais elevada com esse benefício

Se os colaboradores faltam menos e ficam mais motivados a desempenhar as suas funções, significa que há mais disponibilidade associada a mais engajamento. Essa combinação faz com que a produtividade da empresa aumente de maneira destacada.
Ao produzir mais em menos tempo, a empresa também reduz seus custos. Isso traz benefícios secundários como mais qualidade no produto final, mais valor agregado e também preços mais competitivos.

5. A imagem da empresa se torna mais positiva

Ao ter um plano de saúde empresarial a empresa demonstra que se importa com o cuidado da saúde de seus funcionários.
Como consequência, passa a imagem de uma excelente empregadora e diferenciada das demais. Isso colabora para atrair cada vez mais profissionais qualificados, além de favorecer a retenção de talentos.
As razões para ter um plano de saúde empresarial vão desde aumentar a motivação e a produtividade dos funcionários até conquistar uma imagem de negócio mais positiva. Além disso, a escolha adequada da operadora pode fazer com que a empresa tenha acesso a condições diferenciadas.
Está convencido da importância de oferecer esse tipo de plano? Conte nos comentários!

Read More
ucascavel fevereiro 10, 2017 0
Bem estar no trabalhoPlanos de saúde

Conheça as 4 principais dúvidas sobre plano de saúde empresarial

dúvidas sobre plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial é o plano voltado para empresas que desejam oferecer esse tipo de benefício para os seus funcionários. Essa é uma forma de gerar vantagens importantes para a empresa e garantir o máximo de rendimento por parte dos funcionários.
Como não é obrigatório, esse plano gera uma série de dúvidas para os tomadores de decisão. Assim, veja a seguir quais são quatro entre as principais dúvidas sobre plano de saúde empresarial e conheça suas respostas.

1. Por que escolher um plano de saúde empresarial em vez de um individual?

É comum que empresários e gestores não entendam exatamente por que contratar um plano de saúde empresarial em vez de um plano individual para cada colaborador. O fato é que mesmo para empresas pequenas, um plano empresarial tem condições diferenciadas, como o preço da mensalidade, o índice de reajuste e até a possibilidade de isenção de carência.

2. Empresas de todos os tamanhos podem contratar esse plano de saúde?

O plano de saúde voltado para as empresas traz opções diferenciadas quanto ao número de funcionários. Embora seja mais comum em empresas de médio e grande porte, as pequenas empresas já começaram a perceber a importância de oferecer esse benefício.
Ao escolher essa possibilidade, ainda que sua empresa tenha menos de 30 funcionários ou que seja um Micro Empreendedor Individual, por exemplo, sai muito mais barato ter o plano de saúde empresarial.

3. Como fazer a contratação deste plano de saúde?

O primeiro passo consiste em encontrar um convênio que ofereça um plano de saúde empresarial. Você pode entrar em contato pela internet, preencher um formulário e receber um orçamento para a sua empresa com as condições específicas de carência e também de preço.
Depois, basta escolher qual é o plano mais indicado para as necessidades do seu negócio e realizar a assinatura do contrato.

4. Como tirar minhas dúvidas sobre plano de saúde empresarial e escolher a melhor operadora?

A escolha da operadora de saúde é tarefa indispensável para que o plano seja o mais benéfico possível. Sendo assim, é comum que uma das principais dúvidas sobre plano de saúde empresarial seja sobre essa escolha.
De início, deve-se pensar em qual é a experiência da empresa em oferecer esse serviço. Quanto maior e mais bem posicionada ela for, maior tende a ser a sua cobertura. Observe também o tamanho da rede credenciada, que deve ser a maior possível, além de pensar na carência e nas condições de contrato.
Não menos importante, o preço deve ser considerado, já que ele deve oferecer mais vantagens conforme aumenta o número de funcionários a serem contemplados por esse tipo ação.
Assim, escolher uma operadora de tradição e muito reconhecida evita dores de cabeça e faz com que o dinheiro seja bem aplicado nesse benefício.
O plano de saúde empresarial é a escolha certeira para empresas que desejam oferecer esse benefício aos seus funcionários. Para que essa oferta seja realmente benéfica, tirar as dúvidas sobre plano de saúde empresarial é o melhor caminho e com as respostas para essas perguntas vai ficar mais fácil acertar no processo.
Ainda restaram dúvidas sobre plano de saúde empresarial? Conte nos comentários!

Read More
ucascavel fevereiro 8, 2017 0
Bem estar no trabalhoPlanos de saúde

Conheça os 5 principais mitos sobre o plano de saúde empresarial

mitos sobre o plano de saúde empresarial
Apesar de o plano de saúde empresarial já fazer parte da realidade de muitas empresas brasileiras, ele ainda gera muitas dúvidas. Como as empresas precisam fazer investimentos de maneira assertiva, essas dúvidas podem ser o bastante para impedir a contratação.
A verdade é que acreditar em mitos sobre o plano de saúde empresarial pode fazer com que não seja possível aproveitar todos os seus benefícios. Por isso, veja a seguir cinco desses mitos e entenda a verdade por trás deles.

1. “Contratar plano de saúde não traz impactos positivos para a empresa” consiste em uma das maiores falácias

Alguns tomadores de decisão decidem não realizar a contratação de um plano de saúde para empresas porque acreditam que esse tipo de ação não gera qualquer efeito positivo, fazendo com que seja um custo desnecessário.
Esse pensamento não poderia estar mais equivocado, já que o cuidado com a saúde garante que os trabalhadores faltem menos e, com isso, produzam mais. Além disso, um benefício do tipo colabora para a satisfação e motivação, melhorando ainda mais a produtividade do negócio.

2. “Ter um plano de saúde é muito caro” é frase comum

Para que uma empresa tenha sucesso no mercado ela precisa se preocupar em controlar os custos e reduzi-los tanto quanto possível, já que isso garante a lucratividade. Com isso, na hora de pensar na contratação do plano de saúde é comum que os gestores achem que esse é um investimento desnecessário e caro.
Esse, entretanto, é um dos mitos sobre o plano de saúde empresarial porque cada empresa pagará valores diferenciados de acordo com o seu tamanho. Inclusive, quanto mais funcionários e dependentes estiverem incluídos nesse plano, mais em conta sai todo o processo.
Além disso, há de se considerar que as vantagens dessa contratação colaboram ainda mais para aumentar o retorno desse investimento.

3. “Todas as coberturas são iguais” evita a conquista de condições diferenciadas

Outro entre os mais comuns mitos sobre o plano de saúde empresarial é que todas as coberturas são iguais. Embora partam da mesma premissa, que é o de oferecer atendimento e prevenção de doenças, cada plano tem suas próprias características.
Uns possuem uma rede maior e oferecem procedimentos de maior complexidade, enquanto outros oferecem menos opções para atendimento. Dependendo das características da empresa e dos funcionários, é preciso escolher um plano em relação aos demais para que tudo seja realmente benéfico.

4. “A contratação é muito complexa” está entre os mitos sobre o plano de saúde empresarial

Por se tratar de um plano empresarial e para muitas pessoas, pode haver a impressão de que esse é um processo muito complexo. Porém, a verdade é que a contratação não precisa ser burocrática, especialmente se você fizer com uma operadora de qualidade.
Embora seja necessário fornecer documentos de empregadores e de seus beneficiários, assim como atender a algumas condições específicas, a verdade é que pode ser mais fácil contratar um plano desse tipo do que um individual, por exemplo.

5. “O pagamento da mensalidade será arcado apenas pela empresa” é uma ideia equivocada

Muitos funcionários de empresas pensam que é a organização para a qual trabalham que vai custear totalmente o plano de saúde, quando isso faz parte do grupo de benefícios que ela oferece para a sua equipe. Mas vale dizer que as mensalidades podem ser divididas entre empresa e funcionário, sem problema algum. Tudo dependerá das combinações que serão estabelecidas entre as partes.
E, mesmo que a empresa subsidie o plano integralmente, ainda assim ela pode manter a coparticipação para o funcionário pagar.
Os mitos sobre o plano de saúde empresarial vão desde questões ligadas ao preço até a contratação em si. Ao desconstruí-los, é possível aproveitar todas as vantagens dessa opção.
Conhece algum outro mito que ficou de fora? Use os comentários e participe!

Read More
ucascavel fevereiro 6, 2017 0
Bem estar no trabalho

As 5 principais doenças causadas pelo trabalho

doenças causadas pelo trabalho
A realização do trabalho cotidiano ao longo de muito tempo e/ou de maneira muito intensa pode causar diversas doenças. As doenças ocupacionais, como são chamadas aquelas causadas pelo trabalho, são equiparadas por lei aos acidentes de trabalho.
Sendo assim, é necessário que o empregador tenha consciência sobre os riscos que cada funcionário corre em determinadas atividades. Para facilitar esse entendimento, veja a seguir quais são as cinco principais doenças causadas pelo trabalho.

1. DORT está entre as doenças causadas pelo trabalho

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os mais comuns quando se fala em doenças ocupacionais. Ela é causada pela repetição excessiva de certos movimentos que desgastam intensamente certas partes do corpo.
Eles são como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), só que necessariamente acontecem no trabalho. Geralmente essas lesões se dão na região das mãos por causa dos tendões e acontecem com quem fica fazendo a mesma tarefa por muito tempo, como digitar ao computador.

2. Surdez definitiva ou temporária pode acontecer

A exposição contínua e prolongada a ambientes de trabalho muito barulhentos pode causar surdez definitiva ou temporária. Essa perda de audição deve-se à modificação prejudicial das estruturas articulares e geralmente é causada por barulhos ambientes acima de 85 dB.
Esse risco é mitigado pelo uso de protetores de ouvido como equipamento de proteção individual, mas nem sempre é possível eliminar totalmente essa possibilidade.
acidente de trabalho

3. Dermatose crônica é o principal problema de pele

Quando o assunto trata dos problemas dermatológicos, a principal entre as doenças causadas pelo trabalho é a dermatose crônica. Ela aparece com mais frequência entre mecânicos e trabalhadores de chão de fábrica em geral.
O contato com a graxa é o principal fator para o aparecimento, mas outras questões como temperaturas extremas e radiação também podem causá-la.
Com o tempo, se manifesta por meio de áreas que ficam avermelhadas e com coceira. Algumas vezes, pode apresentar bolhas e descascamento.

4. Asma ocupacional pode se tornar fatal

Já quanto ao sistema respiratório, a asma ocupacional é bastante comum. Ela é causada pela aspiração prolongada de pequenas partículas. Com isso, pode aparecer desde em trabalhadores de carvoarias e da construção civil até os da indústria têxtil, por exemplo.
O grande problema é que essa asma pode se tornar fatal ao passar de incômodo com tosse para o aumento das chances de um câncer pulmonar ou de uma parada cardiorrespiratória.

5. Transtornos mentais não devem ser ignorados

Todas essas são questões físicas, mas quando se fala das doenças causadas pelo trabalho os transtornos mentais também devem ser levados em consideração.
A pressão excessiva no ambiente de trabalho e a falta de qualidade de vida são dois fatores que podem propiciar o surgimento de condições como estresse, ansiedade e depressão.
Considerando que esses transtornos são a terceira maior causa de longos afastamentos do trabalho no Brasil, é especialmente importante dar atenção a essas doenças tanto quanto às doenças físicas.
As doenças causadas pelo trabalho podem ocorrer por diversos motivos e é importante conhecer os seus riscos para tentar evitá-los tanto quanto possível. Assim, há mais proteção para o empregado e também para o empregador.
Deixe nos comentários se você tem alguma dúvida sobre essas doenças e aproveite para participar.

Read More
ucascavel fevereiro 3, 2017 0
Bem estar no trabalho

4 maneiras de prevenir doenças ocupacionais na sua empresa

doenças ocupacionais
As doenças ocupacionais são aquelas que surgem por causa do ambiente em que o trabalho é realizado. Se ele é muito barulhento, há a chance de ocorrer a surdez. Se ele é muito poluído, pode gerar problemas respiratórios.
Além de causar afastamentos prolongados, tais enfermidades podem levar à incapacidade total por parte do funcionário, especialmente pensando no longo prazo.
Como isso mexe com a segurança do trabalhador, é de responsabilidade do empregador garantir boas condições e o menor risco possível de que elas surjam. Sendo assim, veja a seguir quatro maneiras de prevenir essas doenças.

1. Garanta a ergonomia na execução do trabalho

Para diminuir as chances de ocorrência das doenças ocupacionais, é indispensável garantir o máximo de ergonomia durante a execução do trabalho. Quem fica sentado o tempo inteiro, por exemplo, deve ter um mobiliário seguro e que favoreça o conforto.
Já quem trabalha em local com altos volumes precisa de um protetor auricular de alta qualidade, enquanto quem está exposto a diversas partículas precisa ter um local com boa ventilação.
Isso diminui os riscos e também garante que a qualidade de vida no trabalho seja maior, prevenindo doenças.
acidente de trabalho

2. Invista em ginástica laboral para prevenir doenças ocupacionais

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios voltada especificamente para trabalhadores. Ela previne lesões nas mãos, nas pernas e na coluna e também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade — todas elas doenças ocupacionais.
Sendo assim, vale muito a pena criar e oferecer um programa de ginástica laboral no ambiente de trabalho, tanto antes do expediente como durante algumas folgas. Isso garante que o esforço repetitivo não seja tão impactante no corpo, evitando doenças tão comuns.
É importante ter profissionais especializados nessas ações para orientar os funcionários, garantindo mais satisfação, motivação e saúde.

3. Estimule o cuidado com a saúde

Por mais esforços que a empresa faça para evitar doenças laborais, alguns dos cuidados precisam partir do colaborador. Se ele não se alimenta direito, não faz exercícios físicos ou se não cuida da saúde com regularidade, há o risco de o trabalho agravar certas condições.
Com isso, é indispensável estimular a ida constante a médicos, assim como a adoção de hábitos mais saudáveis. Nesse sentido, oferecer um bom plano de saúde é uma excelente maneira de viabilizar esse cuidado.

4. Envolva os funcionários nas ações de conscientização

Por mais que equipamentos de proteção individual ajudem a proteger de doenças do tipo, eles não são úteis se não são utilizados corretamente. Da mesma forma, se o colaborador insiste em realizar o trabalho da forma incorreta para a sua saúde, os resultados serão negativos.
Por isso, o ideal é promover ações de conscientização sobre como e por que cuidar da saúde, envolvendo os funcionários em todas as ações. Assim, há mais chances de que essas doenças se tornem menos comuns.
Prevenir doenças ocupacionais é possível com o uso de soluções como a garantia de ergonomia e de ginástica laboral. Além disso, deve-se estimular o cuidado com a saúde e promover o engajamento dos funcionários em ações de conscientização para melhorar os resultados.
O que você tem feito para promover a conscientização em seu ambiente? Conte nos comentários!

Read More
ucascavel fevereiro 1, 2017 0
Bem estar no trabalho

O que fazer quando acontece um acidente de trabalho?

acidente de trabalho
Entre 2007 e 2013 aconteceram 5 milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Até 2015, o total de acidentes custou cerca de R$ 70 bilhões entre indenizações e licenças. Com isso, dá para compreender que essa é uma situação que ainda é recorrente no país.
Isso faz com que qualquer empregador esteja sujeito a encarar uma situação do tipo, o que exige etapas que devem ser seguidas da maneira certa. Assim, para tirar as suas dúvidas, abaixo você vai conferir o que deve ser feito em caso de acidente de trabalho. Veja:
acidente de trabalho

Preste socorro em caso de acidente

Imediatamente após o acidente acontecer é fundamental prestar o socorro adequado. Isso significa prestar os primeiros socorros. Na sequência, é indispensável recorrer a auxílio médico profissional, como ao chamar uma ambulância para o local do acidente. Alguns planos de saúde empresariais dispõem de serviços de urgência aos funcionários oferecendo profissionais multidisciplinares, altamente qualificados.
 Sendo responsabilidade ou não do empregador, não é permitido vetar o socorro ao trabalhador que se acidentou no ambiente de trabalho, o que deve ser feito de maneira imediata.

Abra uma Comunicação de Acidente de Trabalho

A partir da data do acidente, a empresa tem, no máximo, um dia útil para abrir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Essa comunicação serve para informar à Previdência Social sobre o ocorrido de modo que possíveis benefícios sejam liberados de maneira adequada.
É comum que os empregadores achem que somente acidentes mais graves necessitam de CAT, mas a verdade é que qualquer ocorrência que se configure como tal situação precisa ser comunicada.
Se a empresa não realizar a comunicação espontaneamente, pode ser obrigada pelo empregado ou pelo sindicato, então o mais adequado é cumprir a regra.

Faça um acompanhamento médico do empregado

Depois disso, o próximo passo consiste em acompanhar a situação médica do empregado. É necessário saber, por exemplo, se o plano de saúde está sendo utilizado adequadamente e cumprindo com suas obrigações, assim como reconhecer se o funcionário necessita de algum procedimento que não é coberto.
Todos os custos com o acidente de trabalho saem por conta do empregador, então é melhor acompanhar a situação de perto para conseguir dimensionar toda essa questão. Além disso, o acompanhamento permite que se saiba quando (ou se) o colaborador vai estar apto a retornar ao trabalho.

Conheça os direitos do funcionário

É especialmente importante reconhecer quais são os direitos do funcionário. Além de ter os custos cobertos com o tratamento médico, o funcionário deve receber licença remunerada, em parte pelo empregador e em parte pela Previdência Social. Se a licença durar mais do que 15 dias, ele deve ter estabilidade de emprego por um ano.
Outra questão corresponde ao fato de que em caso de morte ou incapacitação — como com a perda de membros — a empresa deve fazer o pagamento de uma pensão para o funcionário e/ou sua família, levando em conta um cálculo da expectativa de vida.
Ao acontecer um acidente de trabalho, a ação mais imediata consiste em prestar o socorro adequado. Depois, é preciso se preocupar com questões como comunicação à Previdência Social e acompanhamento do funcionário, além de garantir os seus direitos.
Restou alguma dúvida sobre o que deve ser feito? Conte nos comentários!

Read More
ucascavel janeiro 30, 2017 0
  • 1
  • …
  • 47
  • 48
  • 49

Categorias

  • Alimentação e exercícios
  • Bem estar no trabalho
  • Materiais Ricos
  • Planos de saúde
  • Sazonalidade
  • Sua saúde

Tags

#DicasUnimed #SegurosUnimed alimentação saudável alzheimer ansiedade autismo AVC BemEstarDaMulher Colesterol coronavirus covid covid19 dengue Depressão Diabetes DicasDeSaúde hepatite hepatite A hepatite B hepatite C home office insonia MudançaDeHábitos MÊSDASMÃES planodesaude plano de saúde polifarmacia prevenção Saude saude e bem estar saude mental saúde SaúdeDaMulher SaúdeDasGestantes SaúdeEBemEstar saúde e bem estar SaúdeFeminina setembro amarelo TEA tratamento Unimed unimed cascavel unimedcascavel vacina verão

  • Segurança na gestação: No mês das mães, descubra os serviços da Unimed Cascavel
  • Clínica Unimed Cascavel: os principais serviços em saúde estão aqui. Leia e conheça!
  • Guia prático para prevenir doenças respiratórias de outono/inverno
  • Você conhece o SOS Unimed? Saiba tudo sobre esse amparo especial para momentos de emergência

Sede: Barão do Cerro Azul, nº 594 – Bairro Ciro Nardi – Cascavel-PR | CEP: 85.802-050

CAS – Unidade Cascavel:  Av. Tancredo Neves, nº 1189 – Centro – Cascavel-PR | CEP: 85802-226

Clique aqui e confira os demais endereços e contatos

Atendimento 24h

0800 041 4554

Telefone/WhatsApp para informações

0800 041 4554


(45) 3220-7000

de segunda a sexta, das 7h45 às 17h45

Vendas de Planos

(45) 3220-7007

de segunda a sexta, das 8h às 18h

Siga nossas redes sociais:

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Baixe nosso aplicativo

Copyright 2001 – 2021 Unimed do Brasil – Todos os direitos Reservados